Mulher apontando para uma tela de notebook. Na tela, um esquema em círculo representando a avaliação do ciclo de gestão de desempenho.

O que é ciclo de gestão de desempenho e qual a importância para as organizações?

Ter um ciclo de gestão de desempenho é essencial para o sucesso e o crescimento dos colaboradores e da empresa como um todo. Vamos falar mais sobre esse tema?

Quando chega o fim do ano, uma das pautas mais comuns dentro das organizações, lideranças e RH é a gestão de desempenho, prática utilizada para avaliar desenvolvimento e comportamento dos colaboradores ao longo de determinado período.

Ter ciclos como esse é essencial para o sucesso e o crescimento dos colaboradores e da empresa como um todo e olhar para a jornada do colaborador é assunto para o ano todo. Vamos falar mais sobre o tema, acompanhe!

O que é o ciclo de gestão de desempenho?

Um dos maiores acadêmicos da psicologia organizacional, Herman Aguinis, define gestão de desempenho como “o processo contínuo de identificação, mensuração e desenvolvimento do desempenho de indivíduos e times, e o alinhamento desse desempenho com os objetivos estratégicos da organização”.

E é exatamente esse o caminho para o crescimento e verdadeiro acompanhamento de resultados de um negócio. Não basta que os profissionais saibam seus acertos ou erros, é preciso medir para entender o que funcionou durante o período determinado, gerando resultados positivos para o indivíduo e para a empresa, e o que os profissionais podem melhorar para os próximos ciclos.

A gestão de desempenho tem a grande importância de valorizar e reconhecer conquistas dentro de um período, mas serve especialmente também para dar visibilidade ao que não foi conquistado, para que os processos sejam revisitados e para que profissional e organização caminhem na mesma direção.

Componentes do ciclo de gestão de desempenho

Planejamento: é preciso planejamento para uma boa gestão de desempenho. Para isso, é preciso alinhar expectativas, entender o que a empresa busca avaliar, fazer ligações entre objetivos de negócio e a cultura organizacional e criar calendários e ações para engajamento dos colaboradores nesse ciclo.

Execução: hora de colocar em prática tudo o que foi planejado! É preciso grande alinhamento entre RH e lideranças para que todos possam dar suporte para que os colaboradores realizem suas avaliações. É importante realizar oficinas e workshops para treinar capacitar os times sobre esse momento, ter forte comunicação e fazer com que as pessoas enxerguem valor na gestão de desempenho.

Avaliação: com as avaliações feitas entre os colaboradores, é preciso que lideranças e RH se reúnam para calibrar, avaliar e entender os resultados. Esse momento é de extrema riqueza e importância, pois a empresa ganha a visão de seus colaboradores sobre diversos pontos, como objetivos da empresa, avaliação das lideranças, tópicos sobre alinhamento da carreira com a atuação dentro da organização, dentre outros.

Revisão e feedback: com resultados, é preciso dar a devolutiva do processo. Com isso, líderes e liderados devem se reunir para discutir pontos fortes e fracos, resultado da avaliação, planos para o próximo ciclo e tomadas de decisões a partir dos resultados. Dessa forma, capacitações sobre feedback são poderosas ferramentas, tanto para o líder aprimorar esse momento de troca com seu time quanto para os liderados aprenderem a também pedir feedback para seus respectivos líderes, a fim de que possam melhorar as suas performances. Assim, todos ganham!

Como implementar o ciclo de gestão de desempenho?

Como um ciclo de gestão de desempenho eficaz é um passo crucial para o sucesso de qualquer organização, alguns times de RH priorizam bastante o processo de implementação, seja atuando totalmente de forma interna ou com apoio de alguma consultoria externa, como a Across, por exemplo.

Abaixo, veja cinco etapas fundamentais para estabelecer um sistema de gestão de desempenho que não apenas alinha os objetivos individuais com os da empresa, mas também promove o crescimento contínuo e o desenvolvimento dos colaboradores.

1) Esteja alinhado com colaboradores

Não adianta ter ciclos para avaliar as pessoas se elas não compreendem seus papéis e responsabilidades, não sabem o que é esperado delas e não enxergam valor no processo. Boas avaliações só acontecem quando todos entendem a importância do processo e dão sua verdadeira contribuição.

2) Trabalhe próximo às lideranças

As lideranças desenvolvem papel crucial nos resultados do ciclo de avaliação e são eles que devem incentivar e guiar suas equipes para o crescimento. Portanto, esse estímulo ao engajamento com as avaliações não é apenas o trabalho do time de RH, nem a divulgação não deve ser feita apenas pelo time de Comunicação Interna, por exemplo, mas deve ser feito em conjunto com liderança de cada área para que de fato seja bem sucedido.

3) Invista em comunicação

As pessoas precisam se envolver com o processo de avaliação, por isso, é crucial que sejam realizadas campanhas internas para o engajamento e motivação. É crucial que todos entendam sobre o funcionamento do processo e enxerguem como um ponto importante do desenvolvimento profissional.

4) Acompanhe ao longo do ciclo

É comum que lideranças e liderados definam suas metas no início do ano e só voltem a elas no fim do ciclo da avaliação, e esse é um grande erro. É essencial o acompanhamento e feedback constante para que decisões sejam tomadas, metas revisadas e para que os colaboradores não se desmotivem ao longo do processo. Ter touchpoints mais curtos ao longo do ano é uma boa saída para evitar dores de cabeça e facilitar a correção de rotas.

5) Tenha objetivos atrelados ao ciclo

Não adianta apenas fazer uma avaliação por fazer se os colaboradores não enxergarem valor a cada ciclo. É importante que elas sejam atreladas a ações, desde promoções, bônus financeiros e treinamentos, por exemplo. As pessoas precisam enxergar o real valor da avaliação e isso acontece se, de fato, elas entenderem que seus pontos positivos são reconhecidos e que os negativos podem ser trabalhados e desenvolvidos.

A importância do ciclo de gestão de desempenho

Ter ciclos estabelecidos para avaliação e gestão de desempenho dá grandes benefícios para os negócios, como:

Alinhamento de objetivos e melhoria contínua

Com uma gestão de desempenho bem estruturada, é possível ter maior visualização e clareza sobre a realização da estratégia organizacional. Aqui a empresa passa a enxergar como cada colaborador atuou e se desenvolveu para que os objetivos individuais e de grupos fossem alcançados.

Com isso, é possível alinhar expectativas e objetivos entre profissionais, times e organização, reconhecer pessoas e seus esforços e ter visão clara para melhorias e oportunidades de desenvolvimento.

Crescimento organizacional

Ao enxergar o desempenho individual, as pessoas tendem a se aperfeiçoar a cada ciclo, aumentando a qualidade das entregas e estruturando melhor os processos. Esse é um caminho essencial para o crescimento e eficiência organizacional, afinal, profissionais que entendem seu papel e sua importância para a empresa, naturalmente performam melhor para que seus objetivos sejam cumpridos.

Tecnologia e inovação no ciclo de gestão de desempenho

A tecnologia é aliada essencial dentro do ciclo e através dela os processos se tornam mais simples, rápidos e assertivos. Desde ferramentas tradicionais como o ciclo PDCA, pesquisas de clima organizacional e feedback, até as mais recentes e inovadoras, as ferramentas não podem ficar de fora do processo.

As plataformas que cadastram metas, acompanham avaliações e unem todos os colaboradores, números e métricas em um só lugar facilitam a experiência do profissional e proporcionam grandes ganhos e agilidade para o RH.

Para isso, é importante que o RH seja cada vez mais direcionado para inovação e se posicione como um parceiro estratégico de todas as áreas para o crescimento contínuo da empresa e de seus talentos.

É claro que, muitas vezes, desenvolver o ciclo de gestão de desempenho pode ser um grande desafio e nesse momento faz toda a diferença contar com parceiros e consultorias estratégicas e profissionais para que seu ciclo seja planejado, desenhado e executado de forma simples e eficaz, calibrando as necessidades do negócio!

Olhando o que falamos até aqui, deu para entender melhor como o ciclo de gestão de desempenho não pode ficar de fora das organizações, não é mesmo? Mapear, entender e medir o que acontece dentro do negócio é a melhor forma de crescimento sustentável!

Como seu negócio tem feito avaliação de desempenho? Ela está estruturada ou ainda precisa de mais processos? Aproveite o tema, revise seus ciclos e busque o melhor dos resultados de seus colaboradores.

Aprenda mais sobre esse e outros temas em nosso blog e conte com nossos especialistas para te apoiar nesse importante momento de implementação ou melhoria do seu ciclo de gestão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

×