Duas mãos com um ícone de pessoas bem iluminado no centro para ilustrar as tendências para o rh em 2024

5 tendências para o RH em 2024

Para te ajudar em seus planos, investimentos e ações para 2024, reunimos cinco tendências para o RH que não podem ficar de fora do seu radar. Acompanhe!

Com a chegada de um novo ano, é preciso ter olhar atento para as tendências para o RH que vem por aí, afinal, caminhar com o mercado – e por que não estar à frente dele? – é a melhor forma de se diferenciar, conquistar e manter os melhores talentos e ter grandes resultados enquanto RH estratégico.

É fato que a tecnologia está no topo das inovações e tendências quando falamos de presente e futuro, e ela precisa ser grande aliada dos negócios, mas nem só de tecnologia que vive o RH e olhar cada vez mais para seus colaboradores é crucial para a experiência empresa versus empregador.

Para te ajudar em seus planos, investimentos e ações para 2024, reunimos cinco tendências para o RH que não podem ficar de fora do seu radar. Acompanhe!

1. Tecnologia e Automação

Não tem como falar de expectativa para 2024 sem falar de tecnologia e, claro, inteligência artificial e automações.

A inteligência artificial foi um dos temas mais falados em 2023 e estará presente com ainda mais força no próximo ano. Segundo relatório do Instituto Gartner, 72% dos gestores de RH planejam utilizar inteligência artificial em suas demandas diárias.

A inteligência artificial é uma grande aliada em termos de produtividade, aprendizado e eficiência dos usuários e a cada dia espera-se que ela seja incorporada no RH. Para esses setores, é possível enxergar um grande mundo de possibilidades e atuações em toda a jornada.

No recrutamento e seleção, por exemplo, com IA, o processo tende a ser mais ágil, gerando economia de recursos para o time de RH e dando espaço para que a área se preocupe com questões mais estratégicas. Com ajuda da tecnologia, todo o ciclo de contratação ganha, desde os anúncios da vaga, que passam a ser cada vez mais inteligentes e direcionados, passando pela triagem de currículos, elaboração de testes e gamificações mais interativos e personalizados durante as fases e, até mesmo, a facilitação do contato com o candidato. Vale lembrar que tudo isso acontece com muitos dados, dando direção para tomadas de decisões do setor.

Quando falamos de treinamentos, para novos e antigos colaboradores, a IA e outras tecnologias passam também a ter uma atuação fundamental, auxiliando na produção de conteúdo e dando caminhos para integração e interação das pessoas, reconhecendo mais facilmente seus pontos fortes e fracos a serem trabalhados por gestores e RH.

Isso sem falar nas automações que podem eliminar boa parte do trabalho manual, dando produtividade para os times. Mesmo cada vez mais digitalizado, é inevitável que o RH ainda tenha muitas atividades burocráticas e demandas repetitivas que consomem muito tempo. Com o uso de ferramentas e plataformas inseridas na rotina, como o ChatGPT ou Copilot, por exemplo, tarefas diárias como e-mails, planilhas e tarefas burocráticas passam a ser mais rápidas e simples para os colaboradores. Ganham, nesse contexto, os profissionais e os times que estiverem bem atentos a essas novas tendências e que souberem aproveitar melhor essas novas tecnologias para o dia a dia de trabalho.

2. Análise de Dados e Tomada de Decisão Baseada em Evidências

Big Data e People Analytics tendem a ganhar cada vez mais espaço, especialmente com a ascensão da inteligência artificial e seu forte poder para dados. Essas são ferramentas poderosas para coletar e processar altos volumes de dados brutos, automatizando a análise para facilitar a tomada de decisão pelo RH.

Com mais dados coletados, observados e analisados pelas empresas, o RH ganha em:

  • Melhor avaliação de desempenho dos colaboradores e das lideranças;
  • Visão sobre pontos fortes e fraquezas a serem trabalhadas com os colaboradores;
  • Melhor entendimento do perfil dos talentos no negócio;
  • Estabelecimento de padrões de comportamento e poder de traçar perfis ideais para novas contratações;
  • Planejamento de ações que sejam, de fato, direcionadas às características existentes no negócio.

Com a união de técnicas e tecnologias, espera-se que o RH seja um pilar mais forte e estratégico dentro dos negócios, cuidando do ativo mais importante das organizações: as pessoas.

3. Diversidade e inclusão

De acordo com pesquisa do Gartner, 69% das organizações citam a diversidade e inclusão da força de trabalho como uma prioridade estratégica, mas o RH ainda encontra dificuldades em fazer a empresa se envolver em ações da D&I.

A diversidade e inclusão não é um tópico novo quando listamos tendências, mas ele segue como tema importantíssimo e que vem ganhando mais espaço nas empresas para, de uma vez por todas, ser colocado em prática nos negócios.

Com o ESG cada vez mais em alta, oportunidades trazidas pela transformação digital e entrada de novas gerações no mercado de trabalho, espera-se que, em 2024, essas sejam pautas mais discutidas amplamente pelo RH e pelas lideranças.

A diversidade está relacionada à convivência de características pessoais, físicas e sociais dos indivíduos, e elas podem ser de etnia, gênero, idade, educação, cultura, religião, capacidades físicas ou intelectuais, orientação sexual, entre outros.

Já a inclusão é a criação de um ambiente propício para que a diversidade possa se estabelecer e prosperar, afinal, não basta apenas contratar, é essencial proporcionar ambientes saudáveis para a boa convivência e clima organizacional.

É preciso que as empresas repensem seus processos, para atingir cada vez mais públicos diversos e, muito mais do que isso, que criem ambientes saudáveis para que todos se sintam acolhidos e parte do ambiente de trabalho. Reconhecer e unir as diferenças é fundamental para organizações inovadoras e de sucesso.

4. Preocupação com o bem-estar e a saúde mental dos colaboradores

A preocupação com a saúde mental e bem-estar dos colaboradores é um tópico que deve ser centro das atenções do RH. É preciso olhar para os funcionários como pessoas além de seus cargos, e isso tem a ver com seu bem-estar dentro e fora do negócio.

Investir em ações internas como rodas de conversa, workshops e palestras e benefícios cada vez mais direcionados para saúde física, mental e social faz toda a diferença para atrair e reter talentos.

Mais do que isso, é preciso um trabalho conjunto de RH e lideranças para conhecer suas pessoas, comportamentos e ter a sensibilidade de entender suas mudanças, dores, expectativas e necessidade de apoio.

Ainda que muitas empresas não tenham essa visão, o bem-estar e saúde mental dos colaboradores tem relação direta com produtividade, satisfação no trabalho e retenção de talentos.

5. Flexibilidade e trabalho remoto

A flexibilidade no trabalho ganhou força após a pandemia – e isso tem muito a ver com bem-estar dos colaboradores – e é importante que o RH saiba como enxergar e valorizar suas pessoas, independentemente de onde elas estejam.

Pode ser um desafio para RH manter a cultura organizacional, comunicação e colaboração dos times à distância e é preciso, mais do que nunca, investir em políticas e formas de que essa gestão aconteça, afinal, essa é uma tendência que vem para ficar.

É fundamental que o RH e as lideranças criem práticas, encontros e canais de comunicação para que o trabalho remoto ocorra da melhor forma e a empresa tire tudo o que há de bom desse formato.

As tecnologias estão cada vez mais presentes dentro do RH e é natural que elas sejam grandes aliadas nas rotinas. É importante desmistificar o “medo” que muitas empresas e gestores ainda têm dessas novas possibilidades, afinal, a ideia não é robotizar e eliminar o trabalho humano – muito menos do RH, em que de fato falamos dos recursos humanos – mas sim ter ferramentas e plataformas que facilitam, agilizam tarefas e dão mais direcionamentos e resultados para o mercado.

Como seu negócio está olhando para tendências e investindo em seu RH? Aproveite que sabe mais sobre o que se espera de 2024 e coloque seus times no caminho da inovação e modernização. Conte conosco nessa jornada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

×