Cultura Organizacional: Várias mãos juntas indicando um time colaborativo, evidenciando o sentimento de pertencimento e valorizando a cultura organizacional de uma empresa.

Por que a cultura organizacional é crucial para atrair e reter trainees de alto potencial?

Você sabe como a cultura organizacional de um negócio é um diferencial e tanto para atrair e manter os trainees da sua empresa? Vamos falar mais sobre isso nesse artigo!

Mais do que atrair profissionais para a empresa, é preciso reter esses talentos e, para isso,  é necessário um conjunto de esforços das organizações. Quando falamos em trainees, a atenção com a atração e a retenção desses profissionais deve ser  ainda maior, afinal, são profissionais que estão, muitas vezes, em início de  carreira e totalmente focados em se desenvolver. Sendo assim, se tiverem os estímulos necessários e estiverem imersos em ambientes que promovam e propiciem esse desenvolvimento, podem fazer grande diferença para os resultados do negócio.

Para isso, muito mais do que oferecer salário e benefícios, é preciso oferecer propósito e cultura organizacional que estejam alinhados aos desejos e necessidades desses perfis. Você sabe como a cultura de um negócio é um diferencial para atrair e manter seus talentos? Vamos falar mais sobre isso!

Cultura organizacional: o que é?

A cultura organizacional é o conceito que define a forma com que a organização conduz seus negócios e como trata suas pessoas e esse é um padrão de premissas básicas que são compartilhadas por um grupo.

Podemos dizer que a cultura organizacional é uma manifestação prática dos valores da empresa e envolve regras formais e informais, crenças, costumes, hábitos, visão, valores, normas, símbolos e outros elementos que fazem a empresa ser quem ela é.

De acordo com o The Business Dictionary, “a cultura organizacional inclui as expectativas, as experiências e a filosofia da organização, bem como os valores que orientam o comportamento dos membros e são expressos na autoimagem, no funcionamento interno, nas interações com o mundo externo e nas expectativas futuras”.

Elementos-chave da cultura organizacional

A cultura organizacional é composta por três níveis, que são artefatos, valores compartilhados e pressuposições básicas:

  • Artefatos: constroem o primeiro nível da cultura, sendo os mais perceptíveis. São as situações concretas que cada indivíduo consegue enxergar, ouvir e sentir quando se depara com uma organização. Ex.: aspectos da marca, layout do ambiente, vestimentas, linguagem utilizada etc.
  • Valores compartilhados: esse segundo nível são os valores relevantes que fazem o negócio ser quem ele é e que define os motivos pelos quais as pessoas fazem parte dele. 
  • Pressuposições básicas: esse é o nível mais profundo da cultura e o mais difícil de se mudar. Tem a ver com as percepções, crenças e sentimentos dominantes de cada indivíduo que faz parte de um ambiente organizacional.

Em cada um desses elementos podemos considerar crenças, valores organizacionais, costumes a serem exercidos, ritos e atividades desenvolvidos com frequência, e toda e qualquer ação que faz parte, de forma consciente ou não, do ambiente e que faz ser quem ele é.

A ligação entre trainees de alto potencial e cultura organizacional

Trainee é o termo usado para os “profissionais em treinamento”, ou seja, para aqueles que passam por programas com objetivo de ganhar experiência prática, desenvolver habilidades e aprender funções de alto nível.

Diferente do estágio, que tem objetivo de dar prática para o estudante exercer sua profissão, os programas de trainee tem o propósito de preparar talentos promissores e de alto potencial para cargos e caminhos cada vez maiores.

É claro que o perfil do trainee varia de acordo com as necessidades e as expectativas da empresa e do programa, mas quando falamos em profissionais de alto potencial podemos citar sobre qualificações, habilidade de aprendizado, habilidades interpessoais, motivação e iniciativa, pensamento analítico, liderança, adaptabilidade, entre outros.

Para essas pessoas, o trabalho é muito mais do que um ambiente para conquistas financeiras, mas também um ambiente de crescimento profissional e pessoal, que gera propósito e que só faz sentido se for de fato alinhado às motivações e expectativas pessoais.

Especialmente quando falamos das novas gerações que estão no mercado ou próximo de iniciarem sua vida de trabalho, a cultura importa cada vez mais.

Segundo pesquisa, para a geração Z, a oportunidade de desenvolvimento e propósito praticado em uma organização pesa mais em sua escolha do que a questão financeira – e essa é uma característica também muito evidente nos Millennials.

Além disso, 82% dos Gen Zs ​​desejam ter mais saúde mental quando se fala de trabalho, e a cultura organizacional é fundamental para as aspirações que estão cada vez mais latentes nos profissionais de alto potencial no mercado.

3 benefícios de uma cultura organizacional forte na perspectiva dos trainees

A cultura organizacional bem alinhada e fortalecida proporciona diversos benefícios claros e visíveis no dia a dia, como:

1) Sentimento de pertencimento

Quando os colaboradores entendem e estão alinhados com a cultura praticada eles se sentem parte e se reconhecem no desenvolvimento do negócio. A partir do momento em que as pessoas ganham abertura, podem opinar e contribuir dentro das organizações, mais elas passam a interagir com a cultura e desempenhar seu melhor papel.

A sensação de pertencimento que uma cultura forte dá aos colaboradores é essencial para que o ambiente seja leve e saudável, fazendo com que as pessoas não queiram trocar seus empregos, aumentando a retenção desses profissionais nos times.

2) Oportunidades de crescimento e desenvolvimento

Como dissemos, uma das grandes preocupações dos trainees de alto potencial é a visão que eles têm sobre crescimento e desenvolvimento no lugar em que estão inseridos e isso também tem tudo a ver com a disseminação de uma boa cultura organizacional em que o aprendizado e o progresso profissional é valorizado.

É importante que a empresa tenha uma cultura lifelong learning que valorize e incentive o desenvolvimento contínuo de conhecimentos e habilidades aprendidas ao longo da vida. Ou seja, a empresa não olha apenas para o aprendizado da educação formal que o trainee entrega em seu dia a dia, mas também dá oportunidades diárias para seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Ao se sentir pertencente e importante para o negócio, o profissional tende a buscar seu desenvolvimento contínuo para seguir contribuindo em seu ambiente. Se a empresa permite e promove esse crescimento, grandes chances de seguir com bons talentos dando frutos.

3) Motivação e engajamento

As pessoas que se identificam com missão, visão e valores da empresa tendem a ser muito mais participativas, engajadas e motivadas do que aquelas que estão apenas pelos benefícios materiais, como salário.

Ao se sentir identificado com cultura e negócio, os times passam a entregar cada vez mais, aumentando inovação, produtividade e fortalecendo a marca interna e externamente.

Como reforçar a cultura organizacional e atrair trainees de alto potencial?

É claro que não existem fórmulas e receitas prontas, afinal, a cultura tem a ver com história, missão, visão e valores de um negócio e se molda a partir de diversas situações. Porém, para que ela seja ainda forte e evidente no ambiente, é importante investir em algumas boas práticas, como:

Comunique os valores da empresa

Para que as pessoas se identifiquem com sua cultura, ela precisa conhecê-la. Portanto, comunique os valores da empresa e exponha para o mercado como ela funciona no dia a dia.

Mais do que saber o que você vende, os potenciais talentos querem saber como é o ambiente, estruturas, clima e propósitos internos. Para isso, invista em comunicação e endomarketing e faça com que as pessoas tenham vontade de fazer parte desse ambiente.

Invista nos programas de onboarding e integração

Ao receber os trainees, é preciso ter um grande olhar sobre como essas pessoas vão absorver a cultura da empresa em seus primeiros momentos. Para isso, em conjunto com times de RH, gestores e marketing, promova ações, comunicação e programas de onboarding que tenham direcionamento para a cultura.

Contar a história da empresa, fazer com que as pessoas entendam como ela está, onde está e como o seu papel será importante para presente e futuro faz com que desde o início seja criado o senso de pertencimento que deve ser explorado na cultura organizacional.

Invista em programas de desenvolvimento

Como citamos, a oportunidade de crescimento e desenvolvimento é um dos grandes benefícios da cultura organizacional e eles precisam ser estruturados dentro do negócio. Mais do que receber bem as pessoas e integrá-las nas funções, é importante ter processos para que elas realmente se desenvolvam ao longo de sua jornada.

Seja com workshops, mentorias, action learning, job rotation, oportunidade de participação em projetos estratégicos e muitas outras metodologias, é preciso criar uma jornada de aprendizado para que seus trainees estejam de fato preparados para muitos desafios que os esperam no futuro de sua vida profissional.

Com isso, além de se sentirem cuidados e valorizados, os profissionais passam a enxergar de fato seu crescimento e desenvolvimento na prática e não apenas como um valor prometido e nunca praticado.

Dê mentoria e feedback contínuo

Os trainees precisam estar alinhados à cultura durante todo o seu período de programa com as empresas e, para isso, faz toda a diferença ter um acompanhamento contínuo para entender o que é positivo ou negativo nessa experiência.

Tenha rotinas de mentorias e feedbacks, entenda como os profissionais se sentem na prática e em cada time, busque entender seu olhar sobre a cultura, colete dados e informações e lembre-se de que esse é um momento valioso de trocas e aprendizado para empregado e empregador.

Promova a diversidade e inclusão

Os profissionais cada vez mais valorizam empresas que investem e promovem a diversidade e inclusão. Em culturas nas quais esse tema é valorizado, os conflitos são reduzidos, as organizações tendem a ser mais inovadoras, as políticas passam a ser mais saudáveis e o clima organizacional tende a ser seguro e acolhedor para todos os colaboradores.

A cultura organizacional é, sem dúvidas, ponto-chave para atrair e reter pessoas dentro das organizações. Ter pessoas que se sintam conectadas com valores e propósitos da empresa passam a fazer verdadeiramente parte dos negócios, entregando seu verdadeiro potencial para inovação e resultados.

Como o seu ambiente está estimulando e fortalecendo a cultura no dia a dia? Olhe para esse tema, entenda como as ações podem ser tomadas e coloque a cultura organizacional em primeiro lugar para um ambiente cada vez mais saudável e atrativo!

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