mulher com as mãos na cabeça com a saúde mental no trabalho abalada em frente ao computador.

Saúde Mental no Trabalho e Desenvolvimento: Uma Conexão Essencial

Entenda a conexão essencial entre saúde mental no trabalho e desenvolvimento de pessoas neste artigo, e veja alguns insights para profissionais de RH que precisam lidar com esses desafios no dia a dia.

Em um mundo onde as dinâmicas profissionais se transformam a cada dia de maneira muito mais rápida do que anos atrás, a saúde mental no trabalho virou uma discussão necessária nas organizações, especialmente após os desafios impostos pela pandemia de Covid-19.  

Mudanças abruptas nas estruturas dos escritórios e modelos de trabalho exigiram adaptações extremamente ágeis, levando muitos trabalhadores a enfrentarem verdadeiros colapsos em suas rotinas.  

A pressão intensificada no dia a dia, as incertezas corporativas e os efeitos do mundo BANI -acrônimo de Brittle (frágil), Anxious (ansioso), Nonlinear (não linear), Incomprehensible (incompreensível), desencadearam discussões sobre temas, como burnout, segurança psicológica e adoecimento e transtorno mental, destacando a necessidade permanente de intensificar a abordagem sobre a saúde mental no trabalho. 

Como afirma a psicóloga e consultora da Across, Letícia Costa Diniz – CRP 06/96629: “Não se trata de luxo ou fragilidade, mas sim de uma necessidade real na vida pessoal e profissional. A saúde mental não faz distinção entre os indivíduos e afeta pessoas globalmente, resultando em perdas de eficiência, produtividade e colaboração. Neste cenário, é essencial desmistificar o tema, promovendo ambientes acolhedores e psicologicamente seguros para garantir o bem-estar e a eficácia dos trabalhadores”. 

Ao longo deste artigo, exploraremos a conexão essencial entre saúde mental no trabalho e desenvolvimento de pessoas, oferecendo alguns insights para profissionais de RH que precisam lidar com esses desafios no dia a dia. Descubra como enfrentar esses desafios, promover ambientes saudáveis e potencializar a produtividade dos times da sua empresa. Vamos nessa? 

Entendendo a Saúde Mental no Ambiente de Trabalho

A saúde mental é uma condição que afeta o pensamento, emoção, comportamento e a capacidade de lidar com as demandas diárias da vida. Quando dizemos que a saúde mental está abalada, queremos dizer que pode haver o desenvolvimento de algum transtorno mental, que é algo bastante complexo, envolvendo fatores genéticos, biológicos, ambientais e psicossociais. 

Quando destacamos o tema da saúde mental no trabalho, falamos que o ambiente e a cultura organizacional são fatores importantes para o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, uma vez que é onde a maioria dos indivíduos passa a maior parte do seu dia. Assim, é fato que o ambiente organizacional pode proporcionar benefícios para a saúde de um indivíduo, mas também pode ser o fator crucial para desencadear transtornos, tais como depressão e ansiedade. 

Dados da Organização Mundial da Saúde – OMS despertam para um alerta importante e global: depressão e ansiedade custam à economia cerca de 1 trilhão de dólares anualmente. 

Isso destaca a urgência em abordar a saúde mental no trabalho, tanto pela sua importância com a questão da saúde humana, quanto pelo investimento para relações saudáveis e ambientes mais produtivos. Essa é a chave para estabelecer padrões que beneficiem a todos, trabalhadores, organizações, mercado e a sociedade como um todo. 

Desenvolvimento de Pessoas e Seu Impacto na Saúde Mental: Um Ciclo Virtuoso

Ter uma saúde plena potencializa a absorção eficaz de novos conhecimentos e aprendizados. Ao contrário disso, o desconforto físico e psicológico afeta direta e indiretamente a capacidade de aprendizagem, influenciando os pensamentos e o humor.  

O processo de desenvolvimento é complexo e envolve aspectos, como concentração, memória, criatividade, motivação, raciocínio lógico e autocontrole. Quando a saúde mental é afetada, esses aspectos ficam prejudicados, impactando tanto os trabalhadores quanto as empresas. Ou seja, cria-se uma barreira na assimilação de treinamentos e participação dessas pessoas em programas de desenvolvimento profissional, sejam de hard skills ou soft skills, por exemplo. 

Para uma melhor performance pós-treinamento ou programa de desenvolvimento, é vital fomentar o equilíbrio emocional e psicológico. Vale ressaltar que promover um ambiente saudável não só trata de doenças e transtornos, mas é primordial para relações genuínas, cuidado integral e responsabilidade mútua entre trabalhador e empresa, criando um momento ideal para o desenvolvimento pessoal e profissional e fortalecendo a conexão entre as pessoas. 

Liderança e Saúde Mental: O Papel Crucial dos Gestores

Quando se trata do delicado tema da saúde mental, inúmeros pensamentos, sentimentos e crenças pairam no ar, muitas vezes desencorajando discussões abertas sobre o assunto. Nesse contexto, os líderes desempenham um papel extremamente relevante na quebra desses paradigmas. 

A abertura e a receptividade ao diálogo sobre saúde mental no cotidiano profissional são fundamentais para a criação de um ambiente seguro e propício à discussão dessa temática.  

Sabemos que, para muitas pessoas, é bastante desafiador compartilhar aspectos tão pessoais e sensíveis relacionados à saúde psicológica. Portanto, mais do que nunca, é mandatório que as lideranças se desenvolvam, adquiram conhecimento de qualidade e, acima de tudo, aprimorem suas habilidades na abordagem do assunto, visando sensibilizar seus respectivos times a buscarem tratamento ou identificarem formas de prevenção quando identificado o problema. 

Então, como os líderes podem efetivamente criar estratégias para fomentar ambientes e relações de trabalho mais saudáveis no dia a dia? Destacamos três pilares fundamentais: Comunicação, Acolhimento e Validação. 

Comunicação

Deve ser constante e transparente, envolvendo escuta ativa e atenta. Isso proporciona às pessoas um ambiente propício para expressarem opiniões, preocupações e ideias, ao mesmo tempo em que os líderes transmitem confiança, reduzindo o estresse e a ansiedade. 

Acolhimento

Envolve a compreensão do ser humano em sua totalidade, considerando seus diferentes aspectos. A ausência de julgamentos cria um ambiente seguro e acolhedor. 

Validação

Pode ocorrer por meio do reconhecimento dos esforços durante o feedback ou na identificação de pontos fortes e fracos de cada membro da equipe. É importante que as lideranças sejam humanizadas e sempre ofereçam feedback empático, demonstrando um interesse real em contribuir e ajudar quem está passando por desafios. 

Sinais de Alerta: Identificando Problemas de Saúde Mental no Trabalho

Vimos que identificar problemas de saúde mental no ambiente de trabalho o quanto antes eles se manifestarem é mais do que essencial, e os sintomas podem variar de pessoa para pessoa, dependendo do transtorno em questão. Para um diagnóstico preciso e recomendações de tratamento adequadas, é preciso consultar um profissional médico ou psicólogo. 

Os transtornos mentais costumam afetar diversos aspectos da vida do indivíduo, causando sofrimento significativo e persistente na maioria das vezes. Nesses casos, é possível observar alterações relacionadas a: 

  • Disposição – podendo estar associada a mudanças na qualidade do sono.  
  • Mudanças de humor – tristeza, euforia, estresse, irritabilidade etc. 
  • Alteração no apetite – aumentando ou diminuindo a vontade de comer. 
  • Prejuízos na cognição – afetando memória, concentração, foco, tomada de decisão. 

Por isso, promover uma comunicação aberta, acolhedora e validar as experiências das pessoas sempre com empatia são atividades fundamentais para incentivá-las e encorajá-las a procurar tratamento quando necessário. 

Performance organizacional em foco: Como a Saúde Mental no trabalho impulsiona benefícios tangíveis?

É nítida a conexão entre saúde mental no trabalho e o desempenho organizacional para o sucesso de quaisquer organizações e negócios. Trabalhadores que enfrentam algum desafio relacionado à saúde mental podem ver sua produtividade despencar gradativamente, as taxas de absenteísmo podem aumentar e a motivação individual ser cada vez menor nas atividades diárias. 

A sobrecarga emocional resulta em falhas, metas não alcançadas e impacta negativamente a qualidade do trabalho e as relações entre colegas, lançando uma sombra sobre o ambiente organizacional e, evidentemente, prejudicando a realização dos objetivos de negócio da empresa. 

Por isso, investir na saúde mental dos funcionários traz benefícios concretos e tangíveis para as organizações. Algumas dessas ações e iniciativas são: 

  • Palestras e programas de aprendizagem sobre o tema saúde mental no trabalho, tanto para desenvolvimento de lideranças quanto para toda a empresa; 
  • Práticas de mindfulness, ginástica laboral, estímulo para área e momentos de relaxamento e demais atividades que estejam relacionadas à promoção do bem-estar físico, mental e social; 
  • Canal de escuta ativa com profissionais capacitados e orientação de onde buscar ajuda, se necessário. 
  • Políticas e utilização de canais de comunicação e interação após o expediente para promover e respeitar o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal; 
  • Oferecer opções de espaço de trabalho flexíveis, como áreas de trabalho compartilhadas e espaços para trabalho remoto quando possível. 
  • Reconhecimento, feedback estruturado e criação de espaços e momentos nos quais os trabalhadores possam elogiar e reconhecer as realizações uns dos outros; 
  • Pesquisas anônimas e frequentes com perguntas sobre saúde física e mental – dentro da Pesquisa de Clima, por exemplo. 

Colaboradores emocionalmente saudáveis estão mais propensos a colaborar de forma eficiente, contribuindo para um ambiente de trabalho mais positivo e estimulante.  

Essa abordagem não apenas eleva a reputação da empresa, mas também impulsiona a produtividade, a criatividade, o senso de pertencimento e a inovação.  

Aqui, na Across, oferecemos apoio contínuo no desenvolvimento de pessoas, treinamento de lideranças, além de trabalharmos habilidades essenciais para profissionais de todos os níveis. Juntos, podemos construir ambientes de trabalho mais saudáveis e eficientes. Se precisar de apoio nesse sentido, conte conosco. 

Continue acompanhando o Blog da Across para ter acesso a mais conteúdos para aprimorar seus conhecimentos e insights sobre desenvolvimento de pessoas e líderes. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

×