Artigos

Qual o papel de DHO e T&D em tempos de Coronavírus

o papel de DHO
e T&D em tempos
de Coronavírus

Se você é gestor de DHO e T&D imagino que, de uma hora para outra, com o início da pandemia do Coronavírus, sua vida deve ter ficado uma loucura. Num ambiente onde tudo mudou drasticamente, existe muita coisa nova que colaboradores e gestores precisam aprender e, muito provavelmente, essas coisas são bem diferentes do que você havia estruturado no seu planejamento para 2020.

Se você quiser verdadeiramente agregar valor, conecte-se com os principais desafios do seu negócio.
Quais são as principais alavancas que vão impulsionar e ajudar o seu negócio a superar as dificuldades dessa crise?
Quais são os comportamentos que as pessoas precisam mudar ou incorporar para que isso seja possível?

Apoie as mudanças

Com isso em mente, coloque todas as suas energias em apoiar a mudança desses comportamentos. Aqui existe um cuidado importante, dificilmente uma pessoa muda um comportamento simplesmente porque adquiriu uma informação nova.


Foque na habilidade

A maioria das mudanças de comportamento requerem a aquisição de uma nova habilidade e a maioria dos treinamentos disponíveis tratam apenas da transmissão da informação. Fique atento e faça a escolha correta. Lembre-se que você quer agregar valor, e o pior que pode acontecer agora é você investir um recurso num treinamento que não vai gerar a mudança necessária.
Treinamentos de habilidades requerem participação ativa dos alunos: experimentando, colocando em prática o conhecimento, errando e recebendo feedbacks. Para que isso aconteça, a atividade presencial ou virtual, precisa ser desenhada intencionalmente e, ao longo da sua execução, cada atividade precisa ser medida para que se garanta o resultado pretendido.


Aulas ou workshops

Vejo muitas pessoas se referirem aos treinamentos como “aulas”. Tenho um certo incômodo com esse termo, pois quando penso em “aula” penso num professor que sabe um conteúdo e ensina os alunos que não sabem. Associo a imagem do professor falando, os alunos anotando, fazendo perguntas, ou seja adquirindo um conhecimento.
Quando precisamos desenvolver habilidades, temos que ir além da “aula”. Gosto mais do termo “workshop” : ‘curso intensivo em que técnicas, habilidades e saberes são demonstrados e aplicados; oficina, laboratório.’ É nisso que eu acredito!


Melhores ferramentas

Lives e Webinars, tão comuns em tempos de pandemia, são excelentes ferramentas para compartilharmos informações, conhecimentos e saberes, mas não são suficientes para desenvolver habilidades.
Nós da Across temos apostado, com sucesso, nos WORKSHOP VIRTUAIS SÍNCRONOS, desenhados intencionalmente para desenvolver habilidades. São atividades ricas em interações, práticas e exercícios, onde os participantes, mesmo virtualmente, são os verdadeiros atores e protagonistas da aprendizagem.

Regina Camargo
Proprietária da Across – Futuros Convergentes


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *