Banner do Programa de Estágio para Mulheres CFA

Young Women in Investment: o Programa de Estágio para Mulheres da CFA Society Brazil

Conheça o programa Young Women in Investment - YOUWIN, programa de estágio remunerado coordenado pela CFA Society Brasil, voltado exclusivamente para mulheres e que foi conduzido pela Across.

Servir de base para a diversidade de gênero e a inclusão de mulheres no mercado de trabalho em um segmento que prioritariamente é masculino, como o segmento financeiro. Essa é a grande missão do Young Women in Investment, o YOUWIN, programa de estágio remunerado coordenado pela CFA Society Brasil, voltado exclusivamente para o público feminino.  

Após passarem por um processo de seleção, conduzido pela Across, as candidatas aprovadas participam de um curso intensivo de quatro semanas com temas relacionados ao mundo das finanças. Em seguida, elas têm a oportunidade de estagiar em grandes instituições financeiras parceiras da CFA, como Itaú, Santander, XP Investimentos, RBR Asset Management, BR Partners, Julius Bar, Wright Capital, entre outras. 

O mês de março, mês da mulher, foi marcado pelo encerramento da quarta edição do programa, e a Across é a consultoria responsável pela condução de todas as edições aqui no Brasil, entre 2020 e 2023.  

Ao longo desse texto, vamos detalhar tudo sobre esse projeto que temos muito orgulho de conduzir a cada edição. Vem com a gente! 

O que é a CFA Society Brazil?

A CFA Society Brazil faz parte de uma rede global de 160 CFA Societies, presentes em mais de 70 países, reunindo profissionais com a certificação CFA – Chartered Financial Analyst, uma das mais importantes certificações do mercado financeiro. No Brasil, essa rede é composta por mais de 1.300 membros, formados por profissionais com experiência em diferentes áreas do setor, e conta com diversas instituições parceiras. 

Em conjunto com o CFA Institute, a maior associação global de profissionais de finanças e investimentos, a CFA Society Brazil sempre acreditou na necessidade de promover uma maior diversidade no mercado financeiro. 

Foi assim que o programa Young Women in Investment – YOUWIN, idealizado pelo CFA Institute em 2018, foi adaptado para acontecer no Brasil, em 2019, com o objetivo de aumentar, na prática, a participação das mulheres nesse segmento tão dominado pelos homens. 

Entendendo o Contexto: A realidade das mulheres no mercado financeiro está muito aquém do ideal

Antes de aprofundarmos nos detalhes do YOUWIN, vale a pena resgatar alguns dados importantes para entendermos o cenário atual da presença feminina no mercado financeiro. Embora representem mais da metade da população total no Brasil, segundo o IBGE, as mulheres ainda enfrentam uma série de obstáculos nesse campo. 

De acordo com levantamento recente realizado pela FESA Group, apenas 33% dos cargos de alta liderança em instituições financeiras (bancos e fintechs) no país são ocupados por mulheres. No recorte de bancos de investimento, o número é ainda menor: apenas 17,4% de ocupação feminina no alto escalão. 

Outra pesquisa realizada pelo Think Tank Official Monetary and Financial Institutions Forum (OMFIF) revela que as mulheres compõem apenas 35% dos conselhos dos 50 maiores bancos comerciais do mundo. Essa porcentagem diminui ainda mais quando falamos de cargos de liderança, chegando a apenas 19%, com somente 16% das mulheres ocupando o cargo de CEO. 

No Brasil, a disparidade de gênero é ainda mais gritante no campo das finanças. Enquanto, no mundo inteiro, as mulheres representam 18% dos profissionais certificados pela Chartered Financial Analyst – CFA, certificação fundamental para atuar no mercado financeiro, no Brasil, essa porcentagem é de apenas 11%. 

Ou seja, é evidente a necessidade de iniciativas que promovam uma maior diversidade de gênero, como o YOUWIN, não somente no segmento financeiro, mas em vários outros ainda dominado pelo público masculino.  

O Programa Young Women in Investment - YOUWIN

O Brasil foi o segundo país do mundo a ter uma edição do Programa YOUWIN com o propósito de ampliar a participação feminina no segmento financeiro. O programa oferece oportunidades de estágio remunerado em áreas relacionadas a investimentos e finanças nas principais instituições financeiras do país, todas elas parceiras do projeto.  

Os estágios têm duração mínima de seis meses e são realizados nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Todas as candidatas aprovadas recebem uma bolsa mensal e são acompanhadas por mentores ao longo de sua jornada profissional. As vagas são cuidadosamente alocadas pela equipe do programa em parceria com as instituições, levando em consideração a compatibilidade entre os perfis das candidatas e as demandas das empresas. 

Antes de ingressarem nos estágios, as participantes aprovadas passam por um curso on-line de 120 horas oferecido pela Fitch Learning em inglês (hard and soft skills); com duração de quatro semanas, totalmente desenvolvido para capacitá-las em habilidades essenciais do mercado financeiro. Durante o curso, são abordados temas como Economia, Finanças, Modelagem Financeira, Ética, Liderança, Networking, Técnicas de Apresentação e Finanças Pessoais e, para garantir a preparação adequada e o passaporte direto para o estágio, as aprovadas devem se comprometer a ter uma frequência mínima de 70% durante o curso. 

O YOUWIN oferece uma oportunidade única para as mulheres ingressarem no mercado financeiro. Promovendo a diversidade e a inclusão de gênero no setor, o programa oferece uma oportunidade única para as mulheres ingressarem no mercado financeiro e serve como ponte para o desenvolvimento profissional e pessoal das jovens. 

Banner do Programa de Estágio para Mulheres CFA
Hotsite do Programa

Como foi o processo seletivo do programa?

A estrutura do Programa YOUWIN é bastante consistente em todas as suas edições, com foco na atração e seleção de mulheres estudantes que buscam iniciar uma carreira na área financeira. 

Para se candidatar, as participantes precisavam estar matriculadas em cursos como Administração, Ciências Contábeis, Ciências Atuariais, Direito, Economia, Engenharia, Relações Internacionais, Estatística, Física, Matemática e Meteorologia. Além disso, era necessário possuir um nível intermediário de inglês, com habilidades de leitura e interpretação de textos. 

O processo seletivo conta sempre com duração entre 30 e 45 dias e é dividido em duas fases distintas: 

Post de divulgação do Programa YOUWIN, conduzido pela Across.
  • Fase 1 – Inscrições online: Durante esta etapa, as candidatas preenchem um cadastro detalhado com suas informações pessoais, acadêmicas e profissionais. Elas também realizam testes que avaliam seus conhecimentos de inglês, perfil, raciocínio lógico e fit cultural. 
  • Fase 2 – Perfil comportamental e entrevistas: As candidatas pré-selecionadas na etapa online seguem para a realização de teste de perfil comportamental, seguido por entrevistas. Em todas as etapas do processo seletivo, a comunicação se mantém clara, e as participantes são informadas constantemente sobre as datas e atividades, além de receberem feedback sobre o desempenho.  

Após a conclusão das duas fases, as candidatas aprovadas avançam para o curso gratuito oferecido pela CFA, totalmente preparado para dar um upgrade nas habilidades antes de ingressarem nos estágios remunerados.  

Resultados do Programa YOUWIN

Durante as quatro edições do programa, realizamos a contratação de 114 mulheres. Porém, o que mais nos impressiona, de fato, é que 98% delas ainda permanecem ativas, contribuindo e fazendo a diferença no mercado financeiro. 

Esses números destacam o impacto que o programa teve na vida dessas mulheres e no setor como um todo e merecem ser celebrados.

  • Mais de 7.000 jovens mulheres inscritas nas 4 edições; 
  • 114 jovens participaram do Programa e receberam o Certificado de Conclusão; 
  • Participação de mais de 200 membros da CFA Society Brazil, CFA Charterholders, voluntários entre professores, mentores e board members dedicados ao Programa; 
  • 98% das jovens permanecem no mercado financeiro. 

A Across tem muito orgulho de ter participado deste projeto, impulsionando uma causa tão importante como diversidade de gênero e a inclusão feminina em setores prioritariamente masculinos. 

Participantes aprovadas na última edição do Programa YOUWIN em formatura do curso gratuito realizada no início de março/2024.

“A parceria da Across com o YOUWIN remonta à primeira edição do Programa e foi imprescindível para o seu sucesso. A Across sempre esteve presente desde a implementação do Programa e devida evolução, atingindo não somente o estado de São Paulo, mas também Rio de Janeiro. Na ocorrência da pandemia, a Across viabilizou agilmente a alternativa do painel on-line de seleção das candidatas trazendo uma eficiente inovação nesse processo de transição. 

O Programa YOUWIN acontece uma vez ao ano, em janeiro, e a preparação para o um novo Programa começa imediatamente após o término da edição anterior. É um full time job com uma gerente de projeto dedicada para esta iniciativa. O contato com a equipe da Across acontece ao longo do ano todo e se intensifica no segundo semestre de cada ano.” 

Laís Peres, Gerente de Projetos – CFA Society Brazil 

Conheça as soluções da Across!

Você sabia que a Across pode auxiliar a sua empresa em muitas outras frentes além dos programas de estágio e trainee? 
 
Unimos soluções de atração e seleção, consultoria de RH, treinamento e desenvolvimento de líderes e não líderes e até uma certificação internacional.  

Conheça nossas possibilidades e venha tomar um café conosco para que possamos convergir o futuro da sua organização e das pessoas da melhor forma possível: across.com.br. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

×