Liderança olhando para o horizonte, representando as possibilidades e tendências para os líderes em 2024.

Liderança em foco: tendências para os líderes em 2024

Listamos algumas tendências e insights importantes que irão nortear o trabalho dos profissionais em cargo de liderança em 2024. Veja!

Estar em um cargo de liderança não é uma tarefa fácil. Lidar com pessoas, com suas expectativas, planos de carreira, desenvolvimento e, por outro lado, ser cobrado por metas, resultados e números é comum na vida de quem ocupa essa cadeira é, cada vez mais, é preciso se reinventar para se destacar.

Segundo o Gartner, 75% dos líderes de RH dizem que seus gestores estão sobrecarregados pelo crescimento de suas responsabilidades e é preciso entender como cultura organizacional, tecnologia, gestão de mudança e de carreira, formato de trabalho e tantos outros tópicos atuam nessa jornada.

Para te ajudar nesse caminho, listamos algumas tendências e insights importantes para te ajudar em 2024. Confira!

1. Liderança Ágil e Adaptativa

A liderança ágil é uma abordagem que se baseia nas habilidades adaptativas e resilientes do ser humano. Nesse sentido, os líderes com esse direcionamento buscam maneiras inovadoras e flexíveis de lidar com a dinâmica do dia a dia e essa é a grande tendência atual.

Esse tipo de liderança considera o fator humano como o mais importante do negócio, dessa forma, os benefícios estão diretamente ligados com desenvolvimento, motivação, pertencimento, comunicação, autonomia e aprendizado contínuo.

Vale ressaltar que a liderança ágil está baseada em cinco pilares essenciais: engajar pessoas, melhorar o sistema de trabalho, satisfação do cliente, eliminar micro gerenciamentos e incentivar o trabalho co-criativo.

Para caminhar nesse tipo de liderança é essencial alinhar objetivos com a equipe, dar voz ao time, eliminar as pequenas formas e crenças de gerenciamento, dando autonomia e construindo a confiança das pessoas e criando caminhos para o desenvolvimento contínuo dos talentos.

2. Inteligência emocional e empatia

Outro ponto essencial da liderança humanizada são as características bem desenvolvidas de inteligência emocional e empatia.

Líderes empáticos são capazes de se colocar no lugar dos seus colaboradores, mais do que ouvindo, mas também compreendendo e considerando suas emoções. Praticar a empatia dentro da liderança é a base para criar relações sólidas, afinal, é preciso que as pessoas se preocupem genuinamente umas com as outras e com o desenvolvimento de todos os integrantes de um time.

Quando falamos em inteligência emocional, essa é habilidade fundamental para talentos que querem se desenvolver pessoal e profissionalmente, afinal, essa permite maior compreensão das reações diante dos acontecimentos cotidianos.

Os líderes com inteligência emocional contam com autocontrole, foco em seus objetivos, empatia com seus liderados, lidam bem com pressões e são capazes de ter a resiliência ainda mais forte em suas rotinas.

3. Foco em Sustentabilidade e Responsabilidade Social

A responsabilidade social como estratégia corporativa é cada vez mais presente, afinal, ESG é um tema do presente e não mais do futuro. O líder sustentável e responsável socialmente é aquele que conduz os seus processos de trabalho e incentiva o seu time a práticas ligadas à governança, social e sustentabilidade, seguindo os pilares do mundo moderno.

Sem esquecer dos resultados e das metas da empresa, esse tipo de líder tem atenção para questões latentes da atualidade e, mais do que olhar para a empresa, tem preocupação com o ambiente e sociedade em que está inserido.

Ainda que seja um desafio em alguns negócios ter perfis desse tipo, aqui se trata muito mais do que negócios, mas sim de sustentabilidade humana e faz todo sentido que os líderes – e pessoas no geral – tenham mais consciência sobre como seus atos refletem em nossa sociedade.

4. Preocupação com Diversidade e inclusão

A diversidade não é apenas tema para o RH e meta para ser atingida na empresa, mas deve fazer parte do perfil da liderança, afinal, são esses que vão conduzir as pessoas e times depois de suas contratações.

É importante dizer que, muitas vezes, o problema da falta de diversidade fica como responsabilidade do RH, mas sem todos os líderes envolvidos, dificilmente esse tema vai para a frente.

Segundo pesquisa, 47% dos líderes de RH não sabem como impulsionar a mudança para alcançar a cultura desejada. Ou seja, não adianta apenas achar o tema importante e pauta a ser incluída na empresa, mas sim caminhar com o RH e com a cultura para que de fato a diversidade seja parte do dia a dia.

É preciso refletir os processos seletivos, quais perfis você contrata, como suas equipes tratam uns aos outros e abrir espaços para inovação, diversidade e inclusão. Líderes que valorizam pessoas promovem ambientes inclusivos, respeitando as diferenças e criando cultura que permite o bom convívio de todos os envolvidos.

5. Tecnologia e humanização

A tecnologia é realidade em nosso momento atual e não dá para não lidar com ela. É preciso que as lideranças saibam usá-las a seu favor, tendo a tecnologia como aliada e não como inimiga.

76% dos líderes de RH concordam que ficarão atrás no sucesso organizacional se não adotarem e implementarem IA generativa nos próximos 12 a 24 meses. Mesmo que pareça assustador, é preciso lidar com a digitalização e mudanças, sem perder o foco nas pessoas, afinal, são elas que estão abaixo de cada líder.

Mais do que nunca, os líderes precisam estar a par de ferramentas, tendências e inovações, mas precisam ter a capacidade única e humana de valorizar as habilidades de cada pessoa do seu time. Ainda que as máquinas sejam fundamentais para ganhar agilidade em processos, somente os líderes e sua humanização são capazes de inspirar, motivar e desenvolver pessoas.

6. Desenvolvimento Contínuo e aprendizado

O aprendizado é a chave para o sucesso e ser líder não significa saber de tudo e deixar o desenvolvimento de lado, muito pelo contrário. Muitas são as mudanças do mercado, inovações, ferramentas e técnicas que aparecem a cada dia e somente com estudo e atualização é que cada indivíduo se torna melhor pessoa e profissional.

Assim como dar insumos e bases para o crescimento dos colaboradores, é preciso seguir em uma jornada de aprendizado constante. Nesse ponto, a característica e visão de lifelong learning, ou seja, que valoriza e incentiva o desenvolvimento contínuo de conhecimentos e habilidades aprendidas ao longo da vida, é crucial

7. Orientação a dados

Em um momento cada vez mais tecnológico e orientado a dados, não tem como não falar dessa como uma característica da liderança do futuro. A tomada de decisão baseada em dados é uma competência fundamental e figura como uma das principais tendências para 2024 e além.

Os líderes precisam entender informações e muito mais do que isso, devem dominar a interpretação e aplicação de dados de forma estratégica em seu dia a dia. Não basta mais se basear em achismos ou experiências passadas – e é claro que elas são válidas, desde que aliadas a dados reais e de acompanhamento contínuo do negócio.

Como você está se atualizando e se desenvolvendo para ser um líder cada vez mais inovador, diverso, humanizado e orientado a dados? Enquanto empresa, como a sua organização está desenvolvendo lideranças para que elas cresçam junto com o negócio?

Líderes têm papéis essenciais dentro dos times e ter os melhores profissionais nessas posições, que unem habilidades comportamentais a técnicas de mercado é o melhor caminho para o sucesso!

Aproveite que agora sabe um pouco mais sobre tendências, se aprofunde mais no tema em nosso blog e conte com nossas soluções para desenvolvimento de lideranças!

 

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