Onde você, estudante, quer estar daqui um, cinco ou dez anos ? Já se perguntou?

Ao ingressar no ensino superior, iniciamos o grande projeto de nos tornarmos profissionais na área escolhida, trilhar uma carreira sólida e alcançar o sucesso profissional. Não é mesmo? Mas para chegar até lá temos que percorrer um longo caminho e o estágio é, sem dúvidas, um passo importante nessa jornada de aprendizado.

Com o mercado em constante evolução, desenvolver jovens talentos é uma necessidade cada vez mais comum para todas as empresas, independentemente do porte ou ramo de atuação. Afinal, as organizações querem estar alinhadas com as tendências e exigências do mercado e, pra isso, buscam estratégias de alinhamento entre os programas corporativos e os objetivos do negócio – para alavancar as competências de cada um dos seus profissionais e, claro, os resultados da empresa como um todo.

É aí que entram as ações que promovem um desenvolvimento por meio de diversas formas de treinamento durante os programas de estágio, ou seja, a trilha de aprendizagem. O objetivo desse método é desenvolver não apenas as competências técnicas de um profissional – ou colocar em prática as que ele aprende no ensino acadêmico, mas também as soft skills, por exemplo, muito exigidas pelo mercado atualmente.

Isso porque, até pouco tempo atrás, a qualidade de um profissional era mensurada por meio da capacidade de desenvolver competências técnicas para executar determinadas funções, ou seja, cursos e diplomas que ele ia acumulando ao longo da carreira.  Mas, hoje, o mercado busca cada vez mais competências que não se restringem a uma área de conhecimento, mas englobam o desempenho social e relacional.  Entre elas podemos citar:

  • Inteligência emocional;
  • Gestão do tempo;
  • Adaptabilidade e flexibilidade;
  • Pensamento criativo;
  • Comunicação eficiente.

Esse conjunto de competências e habilidades contribuem com o desempenho individual de cada profissional e, claro, favorecem os resultados de uma organização de forma estratégica.

Na prática, uma trilha de aprendizagem é uma sequência de ações que vão contribuir para o aprendizado de um determinado tema. Ela pode ser elaborada pela empresa na qual se integra, com um objetivo final pré-determinado, ou pelo próprio profissional que deseja desenvolver habilidades específicas. 

É importante ressaltar que, durante o processo de aplicação das trilhas, é essencial que o trajeto seja construído de forma efetiva, ou seja, realizável até o objetivo que se deseja alcançar. Além disso, deve contemplar três tipos de conteúdo: teoria, habilidade e autonomia, já que são essas as qualidades exigidas no dia a dia dos colaboradores de uma empresa. Exemplos de atividades que podem ser desenvolvidas:

  • Debates;
  • Vídeo aulas ou palestras;
  • Jogos online;
  • Atividades práticas.

Em resumo: uma trilha de aprendizagem é uma sequência planejada de ensino e experiências – aprendizado contínuo, focada no colaborador e no que ele precisa para se desenvolver e, ao mesmo tempo, nas necessidades de desenvolvimento da empresa.

Diferencial para quem quer ir além

Ter traçado uma trilha de desenvolvimento é essencial para construir um trajeto efetivo até  o objetivo que se deseja alcançar. E esse é um dos grandes diferenciais do Programa de Estágio 2022 da Minerva Foods, empresa líder em exportação de carne bovina na América do Sul e atua, também, no segmento de processados comercializando seus produtos para mais de 100 países.

A jornada de desenvolvimento pessoal e profissional conta com treinamentos, workshops, projetos especiais e mentorias ao longo de um ano (a partir de setembro de 2022), tempo total de duração do estágio. Funciona da seguinte forma:

Estrutura de Desenvolvimento

Os estagiários passarão por todas as áreas da empresa para adquirirem uma visão geral do negócio e farão um mergulho maior nas áreas que fazem interface com sua área de atuação.

  • Job Rotation
  • Imersão nas áreas de negócio
  • Workshops
  • Troca de experiência com executivos
  • Semana de aceleração de carreira
  • Mentoria com especialistas

São 35 vagas disponíveis para estudantes de ensino superior e técnico, para atuar nas unidades operacionais e escritórios da companhia em São Paulo capital, Araraquara e Barretos, interior paulista.

E para alcançar o sucesso  e se tornar uma líder global é preciso ter foco, consistência e disciplina, não é mesmo? E essas características a Minerva Foods entende bem. Então, se você se identifica, já está no caminho certo! Confira o que os estudantes que já são estagiários têm a dizer sobre o programa e entenda o que é ser Minerva Foods:

“Aqui como experiência pessoal eu posso dizer que é um ambiente muito propício pra você se desenvolver como pessoa e como profissional, porque você tem contato com várias áreas diferentes, várias culturas diferentes e tem sido muito rica a minha experiência nesse sentido.”


Caio Lino de Andrade, estagiário no jurídico em Barretos (SP)
 

As inscrições seguem até dia 15 de junho.

O processo de seleção é dividido em seis etapas:

  • Inscrições
  • Prova online de raciocínio lógico
  • Entrevista com consultora Across
  • Painel
  • Entrevista com o gestor
  • Admissão

Os estudantes contam com benefícios compatíveis com o seu local de atuação, além da possibilidade de efetivação na empresa. Uma oportunidade e tanto, hein! Para saber mais e se inscrever, basta acessar: https://minervaestagio.across.jobs/

E então, vamos juntos? 🚀 #OndeQueroEstar

Como podemos ajudar?