Cases

CASE ENCONTROS DE ACELERAÇÃO DE POTENCIAL (EAP) Trainees RDSL 2019 – 2021

Problema

O Programa de Trainees da RDSL tem 2 anos de duração. No primeiro ano os 14 jovens realizam rotações nas áreas corporativas e operacionais e no segundo ano, ficam fixos na área de alocação.

Dois momentos de transição se mostraram cruciais, necessitando de uma tomada de decisão consciente sobre carreira: a escolha da área de alocação na metade e no final do programa. Momentos estes desafiados pela imprevisibilidade da situação pandêmica, dificultando a leitura de cenários por parte dos jovens, e aumentando a insegurança na proposição de uma melhor alternativa tanto para o próprio jovem quanto para a organização.

A decisão da área de alocação é um fator muito crítico de sucesso para um Programa de Trainee. Se bem-feita e cuidada, garante a retenção do trainee e consequentemente a construção de um pipeline de sucessão consistente.


Solução

A Across, que já tinha feito o processo de Atração & Seleção desses jovens, havia proposto como parte do Programa de Desenvolvimento 04 Encontros de Aceleração de Potencial, que deveriam acontecer na segunda fase, apoiando o desempenho na área de alocação.

Porém, diante do cenário acima, o time de RH e a Across decidiram por antecipar esses encontros de forma a garantir uma decisão de qualidade em relação às áreas de alocação, equilibrando a estratégia corporativa com afinidades e interesses dos jovens. Desta forma, os 04 encontros foram antecipados e realizados ao longo de dois meses. Além disso, diante da alta contribuição dos encontros, foram conduzidas 02 sessões adicionais na etapa final do programa.

Os Encontros de Aceleração de Potencial são encontros individuais de 1 hora de duração que tem por objetivo apoiar os jovens nas escolhas e posicionamentos, através de uma escuta isenta e profissional.


Resultados

Definição das áreas de alocação para todos os 14 trainees ponderando os interesses, mobilidade dos Jovens e as demandas das áreas de negócio. Um dos entregáveis do projeto foi um Mapa de Interesses que foi utilizado pelo RH para fazer os alinhamentos e ponderações sobre as alocações com os líderes das áreas. “O material e os registros foram precisos, e trouxeram conteúdo consistente para a conversa com o negócio e a tomada de decisão”.

Diagnóstico despoluído das oportunidades de melhoria / correções de rota na estruturação do Programa de Desenvolvimento dos Trainees.


Todos os módulos que vieram depois desse diagnóstico foram ajustados em relação ao que havia sido desenhado originalmente.

Realinhamento sobre um objetivo final do programa valorizando uma carreira de liderança e uma carreira especialista.

Mudança na postura dos trainees: maior clareza dos seus interesses, pensamento sistêmico, estruturado e focado, protagonismo versus vitimização.


Fatores Críticos de Sucesso


Postura consultiva da Across.

Alinhamento entre a consultoria e o cliente sobre os resultados esperados com os EAPS.

Agilidade na tomada de decisão pela implementação da solução.

Utilizar para a condução dos EAPs uma profissional que já conhecia a empresa e tinha alta proximidade e vínculo de confiança com os jovens.

WhatsApp
Como podemos ajudar?