Tecnologia utiliza Machine Learning para análise de competências e habilidades interpessoais

A Sanofi é uma multinacional farmacêutica que em parceria com a Across conduziu o processo seletivo do Programa de Estágio 2019 e, para preencher as vagas deste ano, incorporou recursos de Inteligência Artificial (IA) durante o processo de seleção.
Além do Across.Jobs, plataforma de recrutamento e seleção da Across que captura as inscrições dos candidatos e disponibiliza diversos testes para selecionar os melhores, a Sanofi optou por utilizar neste Programa de Estágio o Across.Digital, nova plataforma que utiliza Inteligência Artificial para o RH.

A tecnologia empregada permitiu identificar os candidatos que tinham as habilidades interpessoais importantes para a empresa, como liderança, colaboração transversal, processo de tomada de decisão, capacidade de autodesenvolvimento, entre outros.

A Inteligência Artificial foi utilizada em duas fases. Veja como funciona um processo seletivo da Across utilizando inteligência artificial em Atração & Seleção:

Logo após a inscrição no Across.Jobs e a realização dos testes de raciocínio lógico, inglês e fit cultural, o robô da IA utilizando Machine Learning, cruza os dados de todos os candidatos inscritos comparando-os com mais de 600.000 candidatos, que já participaram de programas de estágios semelhantes, e, utilizando diversas variáveis (+90, veja ilustração abaixo), gera insights que criam um ranking preditivo dos inscritos. Feito isso, o robô automaticamente seleciona os melhores candidatos para a próxima fase.

Conheça as principais variáveis que o Machine Learning da Across utiliza:

Segunda Fase: Jogo em parceria com a Huddle

Além da Inteligência Artificial utilizada no Across.Digital, a Across utilizou no Programa de Estágio da Sanofi o Repense Game, jogo desenvolvido pela Huddle, startup parceira da Across que desenvolve Games para Processos Seletivos também com recursos de IA.

O Repense Game é dividido em três fases: na primeira, o candidato joga individualmente e é avaliado em relação a como resolve o problema apresentado. O candidato decide como quer resolver o problema e pode, inclusive, pesquisar e consultar amigos. Em seguida, o jogo mostra um ranking de resultados e o candidato escolhe quem irá desafiar. Neste momento a plataforma consegue inclusive avaliar o apetite de risco do candidato, já que ele pode desafiar candidatos com melhores ou piores notas que ele. Por fim, na terceira etapa, o sistema do jogo mistura os candidatos e forma times, que devem se conectar em um chat e resolver o problema apresentado em grupo.

“Com este recurso tecnológico, vamos além de selecionar candidatos que tenham bom desempenho técnico verificar se os comportamentos e as ações dos candidatos são próximos ao que é esperado pela Sanofi e como ele se conecta aos nossos valores corporativos”, explica o diretor de Recursos Humanos, Pedro Pittella.

Se você é um candidato e está interessado nos programas de estágio e programas de trainee da Across, acesse o Across.Jobs e inscreva-se, é grátis.
Se sua empresa está buscando soluções de HR Tech para conduzir programas de estágio, programas de trainee e jovens profissionais utilizando tecnologias inovadoras como a Inteligência Artificial, entre em contato conosco aqui.

Leave a Reply