A Sanofi está no Brasil desde 1919, e é a maior multinacional no mercado farmacêutico brasileiro, com sólida plataforma industrial no País.

O Brasil para a Sanofi está entre as 10 maiores operações da Sanofi em todo o mundo, representa 1/3 dos negócios da companhia na América Latina, possui 2 plantas industriais em Campinas e Suzano (SP), é sede da maior plataforma industrial da Sanofi fora da Europa. Produz 90% dos medicamentos comercializados no País, exporta para 30 países das Américas, Europa, África e Oceania.

Tem capacidade para produzir 360 milhões de unidades de medicamento ao ano, possui um dos maiores Centro de Distribuição com 36 mil m², o equivalente a 5 campos de futebol e €1,133 bilhão em faturamento em 2017. Eles assumiram o compromisso de encontrar alternativas e soluções para os mais diversos desafios da saúde.

Sanofi

Parceria

A Sanofi é parceira da Across a mais de 5 anos em projetos de Assessment, Consultoria e Instrução.

Briefing

Em agosto de 2018, a Sanofi nos apresentou o desafio de redesenharmos o Programa de Mentoring Reverso já existente na Companhia, desde 2017, com o intuito de potencializarmos os resultados obtidos, criando processos, visibilidade, comprometimento e maior satisfação dos participantes ao longo de 12 meses. Público: Jovens profissionais e analistas que desejem ser mentores e Líderes que desejem ser mentees.

Solução

Para definição da melhor solução, realizamos uma etapa de Diagnóstico, aplicando pesquisa aos participantes para entender os pontos positivos e de melhoria do programa atual, para que a segunda edição pudesse ser aprimorada. A partir dos resultados, estruturamos a segunda versão do Programa levando em consideração os seguintes pontos
destacados:

  • Definição de objetivos e KPIs a serem analisados durante o programa.
  • Aumentar o compartilhamento de experiências entre os mentores, sem expor os mentees.
  • Padronizar a estrutura de condução, para que consigam tirar o máximo de cada sessão.
Encontros presenciais

Formação Mentores e Mentees

Nesta formação, os participantes tiveram uma imersão em conceitos e ferramentas do Mentoring, para que cada um contribuísse ativamente com a iniciativa. Aqui, esclarecemos os papéis e responsabilidades de cada pessoa envolvida no programa, além da definição dos objetivos individuais a serem atingidos e a construção KPI’s claros, que foram acompanhados ao longo de todo processo.

Solução

Guia de Mentoring Reverso

Para apoiar o processo, desenvolvemos um Guia completo sobre Mentoring Reverso, repassando os pontos abordados no encontro presencial e oferecendo ferramentas para o uso em cada uma das sessões de mentoring a serem realizadas. Desenvolvemos formulários personalizados para cada sessão, de acordo com a expectativa da área de Recursos Humanos. O guia foi enviado no formato PDF editável para que pudesse ser preenchido eletronicamente ou impresso pelos participantes.

Praças de Aprendizagem

Acompanhamento dos Mentores

Para que o desenvolvimento dos Mentores permanecesse contínuo, realizamos Praças de Aprendizagem, como ação de acompanhamento. O objetivo dos encontros foi a troca de experiência entre os Mentores, compartilhamento das dificuldades e dos pontos de superação que houve ao longo do período dos encontros.

PitStop

Acompanhamento dos Mentees

Para apoiar o processo, desenvolvemos um Guia completo sobre Mentoring Reverso, repassando os pontos abordados no encontro presencial e oferecendo ferramentas para o uso em cada uma das sessões de mentoring a serem realizadas. Desenvolvemos formulários personalizados para cada sessão, de acordo com a expectativa da área de Recursos Humanos. O guia foi enviado no formato PDF editável para que pudesse ser preenchido eletronicamente ou impresso pelos participantes.

Resultado

As avaliações e feedbacks trazidos pelo RH ao longo do programa foram excelentes. Nitidamente, foi possível detectar e proporcionar:
1

Experiências de execução sendo divididas entre os participantes.
2

Casos de mudança de comportamentos / feedbacks em relação ao processo.
3

Compartilhamento de boas práticas.
4

Identificação com a vivência do colega e/ou indicação de como cada um acha que poderia lidar com os dilemas.

A aderência ao programa foi excelente. Os envolvidos contribuíram constantemente com suas percepções e trouxeram pontos de melhoria para o programa.

Depoimento

Esse compartilhamento de experiências é uma oportunidade de ter uma melhor visão geral da organização de forma estratégica, mas também do dia a dia dos executivos (para mentores); para ser desafiado por outra pessoa, ter uma outra visão e novas ideias para resolver problemas (para mentees), e isto ajuda mesmo os mentees no seu processo de tomada de decisão.

Cynthia ClombeVIE Talent Management Brasil

We’ve collected some feedbacks from our participants during individual checkpoints, and also during the “Pitstop” and “Praça de aprendizagem”. Our participants seem to be satisfied with the experience. Most of them are really satisfied with the matching and the relationship with the mentee/mentor, which was a key success factor for the program. This experience also has an impact on their professional and personal development. Indeed, our participants said that this experience sharing is an opportunity to have a better overview of the organization in a strategic way, but also of the day to day of the executives (for mentors); to be challenged by someone else, have another vision and new ideas in order to solve problems (for mentees), and this even helps mentees in their decision making process.

Cynthia ClombeVIE Talent Management Brasil

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