A Ingredion é uma empresa global, líder em soluções em ingredientes de origem natural. Com experiências em áreas como transformação de texturas, redução de açúcar e gordura, melhoria de sabor e perfil nutricional de alimentos. Seu objetivo é contribuir com inovações para acelerar o sucesso de seus clientes em atender as necessidades dos consumidores. Com atuação em mais de 100 países, atende a mais de 60 diferentes setores da indústria, como alimentos, bebidas, farmacêutico, higiene pessoal, nutrição animal, papel & celulose, entre outros.

A Ingredion está ciente que é necessário olhar para os futuros líderes da organização e desta maneira deseja revisar seu Programa de Estágio, para que cumpra os objetivos propostos:

  • Identificar desenvolver e reter jovens talentos com projetos reais nas Unidades de Negócio que contribuirão para resultados assertivos e atuação de excelência.
  • Padronizar processos de captação, avaliação e desenvolvimento para um negócio desafiador em cenário de mudanças.
  • Divulgar nossa Proposta de Valor (EVP) reforçando nossa posição como marca empregadora.

Parceria

Em 2018, a Across iniciou parceria com a Ingredion com o serviço de consultoria para mapeamento e desenvolvimento de um Programa de Estágios que atendesse aos objetivos (acima) iniciando pelo mapeamento do que eles já possuem internamente: conhecendo não só o programa, como os estagiários que estão em curso, seus gestores e processos como um todo.

Briefing: Desenvolver um Programa de Estágios aderente ao negócio, trabalhando a cultura de identificar, desenvolver e reter jovens na companhia para assumirem cargos em que é necessária uma preparação e experiencia que não se encontra “pronta” no mercado. Além disso a Ingredion está preocupada com a imagem que possui entre os jovens de que é uma empresa que não efetiva seus estagiários.

Público: RH, estagiários e gestores envolvidos no Programa de Estágio atual.

Solução

O trabalho de consultoria realizado foi dividido em 3 etapas:
Diagnóstico: estudo de materiais, reunião com Rh, focus group com estagiários, focus group com gestores e entrevista com Diretoria.
Desenho: desenho e construção do Programa de Estágios (trilha para estagiários e gestores).
Apresentação: entrega de relatório qualitativo e quantitativo, desenho do Programa com principais tópicos a serem abordados em cada tema proposto nas trilhas de desenvolvimento.
Nestas etapas, foi possível identificar as expectativas de cada um dos envolvidos no programa e desenvolver uma trilha que atinja os objetivos desenhados pela companhia que tem em seu plano, sensibilizar e desenvolver gestores para que tenham o olhar no desenvolvimento de pessoas, assim podendo identificar e desenvolver para reter os jovens talentos.

Resultado

A nossa primeira etapa, Diagnóstico, trouxe um RX do que, hoje, acontece nas áreas, no aproveitamento dos talentos, no relacionamento entre estagiários e gestores, assim como as expectativas reais de cada um.
Com este olhar, construímos uma nova Trilha de Desenvolvimento para Estagiários e Gestores aderente às expectativas e objetivos do programa.
O movimento da etapa de consultoria e o envolvimento da liderança na etapa de diagnóstico para construção do novo Programa acabou por ampliar a sensibilização dos gestores sobre a identificação e desenvolvimento dos jovens talentos, resultando em 3 efetivações ainda antes do lançamento oficial do Programa de Estágios.

Depoimento

Um dos principais indicadores de sucesso do nosso Programa é a identificação de Talentos e a efetivação destes jovens na companhia. Infelizmente, nos últimos tempos, não temos visto os gestores reconhecerem e aproveitarem estes jovens internamente, resultando no termino de contrato de estagiários, sem efetivação. A etapa de consultoria realizada pela Across, trouxe esta clareza aos gestores, logo no primeiro encontro. Juntos despertaram para um novo olhar para os estagiários que já estão na companhia e para os novos que virão. Antes do evento oficial de lançamento do nosso novo Programa de Estágios, tivemos 3 jovens efetivados, que foram reconhecidos por seus gestores e que acreditamos que farão a diferença na companhia.

Ana WilliamsTalent Acquisition Coordinator

2 Comments

Leave a Reply