No Brasil, a Avon opera desde 1958, comercializando produtos em todo o território nacional. Atualmente, o país representa a maior operação da companhia e detém sua maior força de vendas. O Centro de Distribuição de São Paulo, em Cabreúva, é o maior da empresa, certificado com o selo Leed Gold, que o qualifica como construção verde. Com o objetivo de Apoiar a Avon na condução de um programa estruturado de 12 ou 24 meses de formação consistente dos estagiários, a companhia revisou e implementou o Programa de Estágio AVON., para que se cumpra os objetivos propostos:

Programa de Estágio AVON

Atrair, engajar e desenvolver jovens talentosos

para construírem uma carreira na Avon, visando posições de liderança no futuro.

Suprir as necessidades

de crescimento do negócio e futuros movimentos sucessórios

Disponibilidade e prontidão

de jovens profissionais para assumir posições estratégicas na Avon.

Aprimorar o formato de programa

iniciado em 2014, consolidando os resultados esperados.

Em 2016, a Across iniciou parceria com a companhia com o objetivo de reestruturar e conduzir o Programa de Estágio, com aplicações de treinamentos com carga horária de até 6h.

A proposta inicial previa a realização de 6 temas presenciais (6h), sendo 4 temas para trilha de 1 ano, e 2 temas para o segundo ano, pílulas de conhecimento, conforme necessidade de reforço, praças de aprendizagem virtuais (até 1h30) – semestrais, tutoria/ plantão de dúvidas do projeto (30 minutos). Para Gestores previa a realização de 1 preparação de gestores (4h) e praça de aprendizagem presencial (até 2h),durante 2 anos de programa. Além das ações presenciais e de reforço, também foi contemplada a realização de Checkpoints semestrais para avaliação do desempenho do estagiário (90º).

Briefing

Formar de maneira consistente os estagiários ativos na companhia, de forma que demonstrem comportamentos alinhados ao LIA e Cultura Avon, além de maior nível de conhecimento do negócio e seus desafios, gerando resultados tangíveis para o negócio.

Público

Todos os estagiários ativos na companhia e gestores de estagiários.

Solução

Neste Programa especificamente tivemos o trabalho de A&S realizado dividido em 3 ondas. A partir do segundo semestre de 2018 a AVON optou por seguir com a seleção e recrutamento através de outra consultoria.
Para o processo Desenvolvimento dos estagiários, tivemos algumas etapas, sendo elas:

Seleção dos grupos: a partir do grupo G3

  • G3 – ingresso em jan/17 (52)
  • G4 – ingresso em set/17 (17)
  • G5 – ingresso em jan/18 (55)
  • Seleção dos grupos: a partir do grupo G3

    validação da trilha e calendário para estagiários e gestores, junto ao cliente.

    Formação

    dos estagiários e apoio junto aos respectivos gestores.

    • G1 – ingresso em jan/16 (5)
    • G2 – ingresso em ago/16 (4)
    • G3 – ingresso em jan/17 (52)
    • G4 – ingresso em set/17 (17)
    • G5 – ingresso em jan/18 (55)
    • G6 – ingresso em ago/18 (15)
    • G7 – ingresso em jan/19 (40)

    Temas e entregas

    • Formação de mentores (2h) – aplicado pelo RH, porém, conteúdo Across
    • Autoconhecimento e IE (6h)
    • Gestão de Projetos c/ Canvas – conteúdo Across declinado em 2018
    • Tutoria de Projetos pós 2 meses do Mod 2 (30´) – aplicado pelo RH, porém, conteúdo Across
    • Relacionamento e trabalho em equipe (6h)
    • Técnicas de Apresentação (6h)
    • Gestão do Tempo e Rotina (6h)
    • Analise e Solução de Problemas (6h)
    • Praça por trimestre (1,5h; 5 por dia) – aplicado inicialmente pela Across. Cliente seguiu com acompanhamento interno
    • Formação de gestores (2h) – aplicado pelo RH, porém, conteúdo Across
    • Praça de aprendizagem presencial Gestores (2h) – 4 por dia – aplicado inicialmente pela Across, mas declinado
    • Gestão e Influência de Stakeholders (6h) – tema acrescentado após ajuste de rota em 2018

    Durante estas etapas, foi possível identificar as expectativas do RH quanto ao programa e sugerir temas que atingissem os objetivos propostos, além de sensibilizar e desenvolver gestores para que tenham o olhar no desenvolvimento de pessoas, apoiando na identificação e desenvolvimento para reter os jovens talentos.

    Resultado

    Com o olhar trazido nas validações, aperfeiçoamos a Trilha de Desenvolvimento para Estagiários proposta inicialmente para que ficasse ainda mais aderente às expectativas e objetivos do programa.

    Já na Formação dos Gestores para receberem seus novos estagiários, a aderência foi baixa trazendo uma certa preocupação quanto ao andamento futuro do programa. Isso foi revertido internamente através de encontros que o RH conduziu para checagem periódica (Praças e Focus Group).

    A aderência ao programa inicialmente foi baixa, mas ao longo da parceria os estagiários foram contribuindo com suas percepções e trazendo pontos de melhoria para o programa. Além disso, a AVON sofreu algumas mudanças internas proporcionando uma mudança de rota para o programa. A Across apoiou neste processo de ajuste da Jornada de Aprendizagem e, hoje, os estagiários estão muito mais participativos e engajados no programa.

    Em 2018, houve uma mudança da interface do programa por parte da AVON e alguns processos como Praça de aprendizagem e Checkpoint foram reavaliados e declinados do processo, uma vez que a AVON faria a condução internamente. A verba investida até então foi revertida para os temas presenciais. Não somente houve a aplicação do investimento como a troca de alguns temas que já não faziam mais sentido para o programa.

    A AVON possui um método formal de avaliação* dos resultados obtidos com os workshops personalizado pela Across através da metodologia Kirk Patrick.

    *média de avaliação das turmas onde 5,0 é a maior nota, de acordo com a metodologia Kirk Patrick.

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