A solução é incrível, mas é a Melhor Solução? Como o Action Learning contribui para aprimorar os resultados da Novartis.

Ser um profissional ou time de alta performance é também ter humildade para dar um passo para trás e conferir suas soluções. Com costumeiro pioneirismo e inovação, a Novartis promoveu este processo de checagem.

Mesmo após diversos fóruns robustos com foco em soluções para a Jornada do Paciente de uma específica enfermidade, a liderança da Novartis chamou a Across para apoiar neste processo, em busca de duas conquistas iniciais:

  • Avaliar se as soluções até então definidas eram realmente as melhores, uma vez que partiram de processos e metodologias, as quais o grupo já estava acostumado a interagir
  • Levantar outras opções de solução mais inovadoras

Parceria

A Across atua junto à Novartis desde 2009 em diversos projetos estratégicos e inovadores com foco em superar os resultados corporativos ao destacar as forças e desenvolver o potencial dos seus colaboradores.
Iniciativas de Action Learning tem sido utilizadas com estas contribuições, sendo que em uma das sessões conduzida com o time de RH para solidificação da Cultura, um dos Diretores participantes identificou que seria uma metodologia assertiva para sua necessidade atual. Daí surgiu a ideia de aplicar no seu time, pois a liderança sozinha não acreditava que conseguiria gerar a transformação necessária junto à equipe.

Solução

Há alguns meses, a Novartis vem estudando como empatizar com o paciente: entendendo sua dor, suas limitações, dificuldades de acesso a medicamentos pelo SUS e seus principais problemas. A partir destes estudos, acreditam que chegaram a uma solução. Porém, a preocupação era ter certeza de que chegaram, realmente, na Melhor Solução. Mas o que é o Action Learning?

Action Learning

Metodologia de resolução de problemas, que trabalha criatividade e liderança.

Duas regras básicas:

Declarações somente podem ser feitas em resposta a perguntas (todos podem perguntar a todos).

Action Learning Coach é o guardião do processo e faz intervenções sempre que identificar oportunidades de aprendizagem.

Trabalhamos com dois problemas principais em dois grupos, os quais realizavam trocas e aprendizados entre as sessões de Action Learning. Garantimos a realização de atividades de preparação e conexão entre as sessões, registros e to-do´s entre as sessões, e a escolha de competências específicas a serem trabalhadas por cada participante, com base nas expectativas da diretoria, sendo algumas delas:

Mindset de mudança

Abertura para ideias fora do segmento

Enxergar o paciente como um todo

Contribuir com ideias que ainda não foram testadas

Resultados

Mudança imediata

A dinâmica de trabalho destas pessoas em suas equipes e nos demais ambientes profissionais se alterou logo após a primeira sessão, tendo iniciativas mais objetivas e olhar curioso

Insights

Aumento na capacidade de entendimento de problemas

Quebra de paradigmas

Diminuição da resistência nas “suas verdades” e soluções já levantadas e/ou testadas, e consequente abertura para o novo

Entender o problema

Percepção que é necessário se apaixonar pelo problema, pois a solução é uma consequência

Segurança

Mais segurança e confiança na definição de prioridades e investimentos para com as soluções geradas com o grupo, o que ampliou também a consistência dos planos de trabalho, e argumentação das iniciativas selecionadas

Action learning

Implementação de uma nova ferramenta

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