Quem melhor do que o próprio estagiário para criar soluções para os jovens?

Autonomia e desafios on the job são as principais solicitações de jovens talentos no início de carreira. É imprescindível que eles possam colocar a mão-na-massa de forma a potencializar seus talentos e lidar com os imprevistos, negociações e solução de problemas, que são elementos da rotina do mundo corporativo.

Sabendo disso, criamos dentro do Programa de Estagiários do Citi, uma estrutura exatamente com estas oportunidades. Trata-se dos #TeamOrientation.

Programa de Estágio Citi

Parceria

Desde 2015 atuamos em parceria com o Citi com o desenvolvimento da Carreira de seus colaboradores bem como nos processos seletivos dos jovens talentos (estágio e trainees). À partir de 2017 passamos a integrar o time de soluções para estagiários, reestruturando a estratégia de porta de entrada tanto em EVP, Atração & Seleção, e Treinamento & Desenvolvimento.

Com o mesmo dinamismo e alta performance, que caracterizam a cultura corporativa, o Programa de Estagiários foi pioneiro no Brasil por sua configuração transformadora, com iniciativas que possibilitam autonomia e crescimento dos jovens e suas áreas de alocação. Uma das ações inovadoras é o #TeamOrientation.

Os #Teams são grupos de trabalho que desenvolvem e implementam, semestralmente, iniciativas ou projetos que estejam relacionados com o Programa de Estágio. Eles são formados pelos próprios estagiários com o objetivo de promover melhoria contínua no programa, alinhado diretamente aos desafios que encontram on the job como estagiário Citi, além de fortalecer uma cultura de inovação e engajamento dos jovens na criação de soluções, que tanto favorecem o negócio como marcam o diferencial e legado do grupo.

Os grupos de trabalho são formados por auto inscrição e com configuração heterogênea, equilibrando diferentes áreas e tempo de formação. A Across conduz sessões mensais de mentoring aprimorando o trabalho em equipe, insights de desenvolvimento, exploração de inovações e proatividade para conquista dos resultados bem como planejamento e organização dos projetos. O RH também atua como parceiro, dando suporte para maior alinhamento com as diretrizes e demais ações corporativas.

Principais características desenvolvidas

Iniciativa e proatividade
Responsabilidade & Gestão de conflitos
Visão sistêmica, Planejamento e Solução de Problemas
Gestão de projetos
Comunicação, Influência e Networking
Trabalho em equipe

Conclusão

Ao final de cada ciclo, promovemos um encontro para apresentação dos resultados, aprendizados e recomendações. Este momento é uma grande oportunidade de visibilidade corporativa, com a participação de gestores, sponsors e convidados. Neste encerramento também se inicia a passagem de bastão para os próximos grupos, fortalecendo a continuidade das boas práticas.

A ação de desenvolvimento #TeamOrientation tem recebido forte incentivo dos gestores, que percebem alta evolução nos estagiários que participam, e relevância dos projetos para otimização de processos no dia a dia, assim como os demais estagiários, que reconhecem o diferencial das iniciativas e contribuições no programa.

Leave a Reply