Diante dos avanços do Coronavírus (COVID-19) no Brasil, temos visto, cada vez mais, nossos clientes e parceiros tomarem a iniciativa e se organizarem para que seus colaboradores trabalhem em home office.

Sem dúvida, esta é uma medida de precaução e responsabilidade muito importante para ajudar o nosso país a diminuir a curva de contaminação nas próximas semanas.

Sabemos que não são todas as organizações que já possuem a cultura do Home Office e, assim, é normal que surjam dúvidas e inseguranças tanto para o RH como para os gestores e colaboradores.

A Across possui a Cultura de Home Office há alguns anos e, por isso, preparamos algumas dicas para apoiá-los neste momento.

Além disso, separamos algumas informações para você, RH, se preparar para os próximos desafios.

Contem conosco!

PARA O RH

Mudanças, mesmo que provisórias, costumam causar inseguranças e, contra este mal, a informação é o melhor remédio.

A decisão pelo home office deve ser comunicada claramente a todos os colaboradores e clientes, assim como é necessário ter um canal disponível para sanar qualquer dúvida ou desconforto que possa aparecer.

Home office, em outras palavras, sem considerar a tradução ao pé da letra, significa também isolamento físico (que é o que estamos precisando, neste momento) e não falta de contato com a rotina de trabalho atual, nem com nossas equipes ou clientes. O show tem que continuar!

É preciso deixar claro que todos continuaremos conectados e em contato, trabalhando normalmente, nos ambientes seguros de nossos lares, porém com maior dependência de registros de comunicação (emails), recebimento e envio rápido de avisos através de apps (WhatsApp) e ligações telefônicas, ferramentas de vídeo conferencia (Zoom, Teams..), arquivamento de documentos em nuvens, etc.

Como garantir que nossos colaboradores possuam condições de trabalharem de suas casas?

Como garantir que nossos clientes continuem recebendo a mesma qualidade de atendimento de sempre?

Antes de ser liberado o home office para todos os colaboradores, é necessário realizar algumas checagens quanto a trabalho, rotina e infraestrutura de cada um, além de verificar se a organização está preparada para oferecer ferramentas a quem não tiver os requisitos em casa.

Existe um conjunto de questões criado a partir das diretrizes do CIPD (Chartered Institute of Personnel and Development) justamente para ajudar as empresas e os profissionais de gestão de pessoas a se organizarem rapidamente a alocarem suas equipes para trabalhar remotamente. Nós separamos algumas destas questões para te apoiar na decisão das melhores ações para oferecer um trabalho seguro e estruturado aos profissionais que realizarão suas atividades remotamente, no período estipulado pelo Governo Federal como Quarentena.

PARA O RH

PARA O GESTOR

É preciso conscientizar os gestores de que, neste momento, precisamos ser, ainda mais, empáticos.

Diariamente lidamos com pessoas diferentes e que vivem e enfrentam realidades diversas.

Em alguns pontos da cidade, o sinal de internet ainda é muito precário, assim como o sinal da telefonia celular. Isso pode dificultar a comunicação com algumas pessoas e também impactar o desempenho de alguns. É preciso acolher essa dificuldade.

Colaboradores que são pais podem ter muitas questões durante o episodio de pandemia. Por mais determinada que a pessoa seja, trabalhar com crianças em casa, sem escola, sem profissionais de apoio e com limitações de circulação, limita a concentração.

Pense, poderia ser você, se é que você também não se encontra nesta situação.
Seus clientes também estão vivendo este cenário, junto com vc!
Mesmo tomando todos os cuidados, colaboradores ou membros de suas famílias podem adoecer.

Acolha seus colaboradores, libere-os quando for necessário, oriente, seja empático.

Diálogo e solidariedade são as únicas armas que temos para atravessar, juntos, este momento difícil.

PARA O COLABORADOR

Trabalhar de casa tem vantagens e desvantagens.

Queremos que seus colaboradores fiquem só com a parte boa, por isso, criamos um infográfico para você encaminhar / imprimir / entregar a cada um deles. Incentive que deixem em um lugar que consigam ver sempre!

Assim, fica fácil memorizar dicas de como fazer com que o home office funcione a favor de todos!

Na sociedade global em que vivemos hoje, somos interdependentes - todos dependem um do outro. Portanto, não é mais apropriado dividir o mundo entre nós e eles. Precisamos pensar em todos pertencentes a uma humanidade. Se o mundo fosse atacado por alienígenas, nós nos uniríamos. Precisamos trabalhar juntos de maneira semelhante para resistir a perigos para a saúde que afetam a todos nós.

Dalai Lama

Leave a Reply